buscar
por

EXERCÍCIOS ESPIRITUAIS DE SANTO INÁCIO DE LOYOLA FEITO NO DIA-A-DIA

Entende-se, por Exercícios Espirituais, qualquer modo de examinar a consciência, meditar, contemplar, orar vocal ou mentalmente e outras atividades espirituais.” Inácio de Loyola

Trata-se, pois, de uma metodologia de desenvolvimento espiritual, proposta por Santo Inácio.

A finalidade dos Exercícios Espirituais (EE), pode ser resumida em três grandes metas: – ser uma “escola de oração”; – desenvolver as condições humanas e espirituais para que o exercitante possa tomar uma decisão importante na sua vida; – ser uma ajuda para a pessoa, na sua liberdade, discernir o que mais a conduz para Deus.

Os EE podem ser praticados na modalidade de um “RETIRO ESPIRITUAL”. Retirando-se a casa de retiros. A outra é: “EXERCÍCIOS NA VIDA COTIDIANA” (EVC). Neste caso, sem se afastar de seus afazeres diários, você poderá fazer os exercícios no dia a dia.

Santo Inácio percebeu que algumas pessoas não podiam dedicar trinta dias corridos aos EE, não podiam se retirar de seus afazeres. Santo Inácio dá a opção de fazer os EE dedicando uma hora de seu dia à oração, que será, preferencialmente, no início do dia, em ambiente silencioso que possibilite a concentração de todo o seu ser.

Outro fator importante é um acompanhante espiritual, com o qual você irá partilhar os momentos mais significativos de sua caminhada espiritual e receber ajuda para discernir os próximos passos.

Em cada semana se repete os mesmos passos, mudando, apenas o texto bíblico da meditação. Contudo, se determinado texto despertou em você moções significativas, livremente, você poderá retomá-lo em outros momentos.

No domingo, você deverá fazer uma “repetição” dos momentos mais significativos dos exercícios da semana que passou. No domingo você poderá tomar como matéria de sua oração um dos trechos bíblicos da liturgia dominical.

Santo Inácio de Loyola nos chama atenção para a generosidade: “muito aproveita entrar neles com grande ânimo e generosidade para com seu Criador e Senhor. Ofereça-lhe todo seu querer e liberdade, para que Deus se sirva, conforme Sua vontade, tanto de sua pessoa, como de tudo o que tem”.

A você que se dispõe a esta caminhada espiritual, desejo pleno êxito!

Nilson Marostica si
Reitor do Santuário Nacional São José de Anchieta

editor1

Arquidiocese

Fundada em 1958 e abrangendo 15 municípios do Estado do Espírito Santo conta com 73 paróquias. Desde 2004 D. Luiz Mancilha Vilela é o arcebispo da arquidiocese.

Mais posts do autor

COMENTÁRIOS