buscar
por

Estamos em Festa!

Neste mês de junho a Igreja celebra uma solenidade muito significativa do Mistério da nossa salvação realizado por Jesus Cristo: a Festa da Eucaristia, a Festa da Unidade.

Corpus Christi é a festa do Sacramento do Corpo e Sangue do Senhor e que constitui o tesouro mais precioso da Igreja. A Eucaristia é como o coração pulsante que dá vida e cria unidade do Corpo de Cristo, que é a Igreja, o Povo de Deus. Como afirma o apóstolo Paulo: “Há um só pão, nós, embora muitos, somos um só corpo, pois todos participamos desse único pão”. (1 Cor 10,17).

Podemos afirmar que sem a Eucaristia a Igreja simplesmente não existiria. É ela que faz de uma comunidade cristã uma verdadeira comunhão, capaz de levar Deus ao mundo e o mundo a Deus. É o Espírito Santo, que transforma o pão e o vinho no Corpo e no Sangue de Cristo, para alimento dos cristãos.

A presença real de Jesus Cristo na Eucaristia nunca foi problema para as primeiras comunidades. Porém, com o passar dos anos foi necessário que a Igreja declarasse oficialmente sua fé e, através dos sinais na história, empreendesse celebrações mais populares para manifestar seu modo de crer. A procissão de “Corpus Christi” é um desses sinais. É a nossa “FESTA DA UNIDADE”, quando anunciamos que em nossa caminhada, o Senhor se faz presente e nos alimenta com o Seu Corpo e Seu Sangue. O Papa Francisco nos recorda na Exortação Apostólica “A Alegria do Evangelho” que a “Eucaristia não é um prêmio para os perfeitos, mas um alimento generoso para os fracos”.

É costume solenizar e visibilizar o nosso amor por este grande mistério ornamentando as ruas por onde passa a procissão com tapetes coloridos e desenhos temáticos de inspiração religiosa. Estes enfeites, de longa data se constituem uma tradição no Brasil, uma verdadeira evangelização através da arte, recordando a nossa vida que deve estar bela e preparada para estar com o Senhor.

A festa de “Corpus Christi” remonta ao século XII, instituída pelo Papa Urbano IV (1262). Ela é um convite para uma meditação sobre o valor e a importância da Eucaristia em nossa vida que se torna fecunda através da caridade e solidariedade radical.

A vida cristã consiste em viver em Cristo, com Cristo e por Cristo, como discípulo missionário, ou seja, fazer da vida uma Eucaristia para os irmãos. É comprometimento pessoal e comunitário com a vida de Cristo, dada por amor até a morte. Que Jesus, visibilizado pelo dom da Eucaristia, abençoe nossas famílias e todas as comunidades eclesiais da Arquidiocese de Vitória.

Dom Joaquim Wladimir Lopes Dias
Bispo auxiliar da Arquidiocese de Vitória

editor1

Arquidiocese

Fundada em 1958 e abrangendo 15 municípios do Estado do Espírito Santo conta com 73 paróquias. Desde 2004 D. Luiz Mancilha Vilela é o arcebispo da arquidiocese.

Mais posts do autor

COMENTÁRIOS