buscar
por

ESPIRITUALIDADE, MÍSTICA E MISSÃO: COMO CONCILIAR ORAÇÃO E VIDA

É sempre angustiante pensar essa temática na vida diária e na correria que a cerca. Para nós, cristãos, não é fácil conciliar espiritualidade e vida! Em momentos diversos somos tentados a nos deixar levar pela correria, isso faz com que relaxemos na dimensão espiritual, afetando assim diretamente o nosso cotidiano.

Somos chamados a pautar nossa vida tendo como alicerce a espiritualidade cristã: fé, esperança e caridade, vividos com gestos concretos e atitudes de quem fez um verdadeiro encontro com Jesus. Encontro que possibilita abstrairmos seus ensinamentos, que dão sentido à nossa vida, levando-nos ao equilíbrio necessário.

Equilíbrio é a palavra que pode servir de base para uma espiritualidade onde fé e vida se encontrem e se complementem. Saber parar! Tirar tempo para o encontro com Deus e consigo! Sentir-se! Tarefa difícil, mas necessária, porque dela depende o nosso bem estar.

Esse equilíbrio deve ser buscado todos os dias e deve se tornar um aprendizado na vida de todos nós, uma escola onde o Mestre nos eduque na vivência da espiritualidade, da mística e da missão como caminho que revelem o verdadeiro sentido da vida de quem valoriza e cuida, pois é precioso o nosso tempo e a nossa vida aos olhos de Deus!

‘Felizes os que ouvem a Palavra de Deus e a põem em prática.’’ (Lc 11, 28)

LEITURA ORANTE

O QUE É ? A leitura orante da Bíblia, ou LECTIO DIVINA, é um alimento necessário para sustentar nossa vida espiritual. É uma oração que pode ser feita de foma individual ou em grupo. É a meditação da Palavra de Deus que transforma as pessoas. Siga o passo a passo e mergulhe na oração com a palavra de Deus:

1 ORAÇÃO: Invoque o Espírito Santo abrindo o coração para que você possa acolher bem a Palavra de Deus;

2 LER A SAGRADA ESCRITURA: Leia um texto da Bíblia vagarosamente, quantas vezes forem necessárias, procurando entender o que está escrito. Tente descobrir: o ambiente – os personagens – os diálogos – as situações – as atitudes. Olhe para cada coisa e imagine como teria acontecido. Depois procure saber qual a mensagem desse texto.

3 CONFRONTAR A VIDA COM A PALAVRA DE DEUS: A meditação da Palavra de Deus provoca a oração pessoal. É hora de dialogar com Deus. Ele apontou o caminho, você olhou para sua vida e, agora, é o momento de conversar com Ele. Pedir, agradecer, louvar ou simplesmente contemplar.

4 MEDITAR: Diante da Palavra de Deus, que você percebeu no texto, procure descobrir como ela ilumina sua vida. A Palavra de Deus indica onde devemos chegar.

5 CONTEMPLAR: Deixe seu coração silenciar diante de Deus. O silêncio já é oração. Deixe a Palavra de Deus penetrar seu coração. Permita que a Palavra de Deus transforme a sua vida e faça um propósito como discípulo(a) praticante da Palavra de Deus.

6 CONCLUIR: Conclua com uma breve oração de discípulo(a) orante.

Pe. João Marcelo dos Santos
Pároco da paróquia Santíssimo Sacramento Paraju

editor1

Arquidiocese

Fundada em 1958 e abrangendo 15 municípios do Estado do Espírito Santo conta com 73 paróquias. Desde 2004 D. Luiz Mancilha Vilela é o arcebispo da arquidiocese.

Mais posts do autor

COMENTÁRIOS