buscar
por

Encante-se com a Igreja dos Reis Magos em Nova Almeida

A Igreja dos Reis Magos, em Nova Almeida, na Serra, é uma ótima sugestão para quem gosta de unir diversão, tranquilidade e história. A construção do século XVI é imponente e aconchegante. Imponente por sua localização no alto de um monte, e aconchegante pela simplicidade da construção, originalmente feita de pedra de recife, barro, areia, cal de conchas e óleo de baleia, com os pisos em madeira.

Tradicionalmente chamada de Igreja dos Reis Magos, o complexo não possui apenas a Igreja, mas também contempla uma residência anexa que abrigou os jesuítas até 1750. Na frente há um grande pátio, com uma cruz, palmeiras e muitas árvores, lugar propício para crianças brincarem à vontade.

A grande beleza da Igreja dos Reis Magos é o retábulo que fica no altar principal, todo talhado em madeira, e com uma bela pintura retratando a visitação dos magos do Oriente ao Menino Jesus, logo após o seu nascimento. Mas, o detalhe que mais me chama a atenção está na Capela do Santíssimo, localizada no pátio interno da construção. Lá há um lavabo na parede, com uma torneira bem antiga. Isso indica que, provavelmente, o local era a cozinha ou o refeitório conventual. Trazendo para a sua finalidade atual, há uma ligação com a Eucaristia, que é o alimento dos cristãos.

É possível ver em alguns cômodos a estrutura da construção, além de objetos históricos, e também uma sala que serviu de cadeia no passado. Algumas salas do andar superior da igreja são destinadas a exposições de arte, muitas delas de artistas locais, valorizando a cultura de Nova Almeida e da Serra. Dentre as histórias que o local guarda e que são contadas pelas pessoas que trabalham no local, está a visita de Dom Pedro II no ano de 1860 e a existência de um banco, que fica no piso superior, construído para a ocasião. Reza a lenda de que quem se senta no banco, se casa logo.

O local é de fácil acesso, podendo ser feito de ônibus ou de carro. Se você for em dia de domingo, ainda poderá participar da celebração eucarística com a comunidade local. A minha sugestão é para que você vá no fim do dia, visite a Igreja, conheça a arquitetura jesuítica e espere para contemplar o pôr do sol no mirante que fica atrás da Igreja, com uma visão privilegiada da orla de Nova Almeida e de parte de Praia Grande, em Fundão. O horário de funcionamento da Igreja dos Reis Magos é de terça-feira a domingo, das 09 às 17 horas. Bom passeio!

Reis Magos_2 Reis Magos_4

Marcus Tulius

editor1

Arquidiocese

Fundada em 1958 e abrangendo 15 municípios do Estado do Espírito Santo conta com 73 paróquias. Desde 2004 D. Luiz Mancilha Vilela é o arcebispo da arquidiocese.

Mais posts do autor

COMENTÁRIOS