buscar
por

Empresa Junior

Gerar profissionais diferenciados à sociedade e oferecer serviços de qualidade por um custo abaixo do mercado, propiciando soluções acessíveis e a ajuda necessária para os desafios encontrados pelas micro e pequenas empresas. Esse é o contexto que insere as empresas juniores como desenvolvedoras de um importante papel socioeconômico.

O QUE É UMA EMPRESA JUNIOR?

Empresa Júnior (EJ) é uma associação civil, sem fins econômicos, constituída e gerida exclusivamente por alunos de graduação de estabelecimentos de ensino superior, que presta serviços e desenvolve projetos para empresas, entidades e sociedade em geral, nas suas áreas de atuação, sob a orientação de professores e profissionais especializados.

SELEÇÃO E PARTICIPAÇÃO

Qualquer estudante da graduação do ensino superior pode fazer parte de uma empresa júnior ligada ao seu curso, mas é preciso passar por um processo seletivo rigoroso, assim como as grandes empresas fazem para escolher seus estagiários e trainees, com provas de conhecimentos gerais, redação, dinâmicas de grupo e entrevistas. A busca é por pessoas dispostas a aprender e a ajudar a desenvolver a empresa.

EMPRESA JUNIOR NO BRASIL

O Brasil é o país com o maior número de empresas juniores do mundo. O Movimento Empresa Júnior (MEJ) no Brasil é representado por 27 mil universitários em 1,1 mil empresas juniores de diferentes atuações (comunicação, engenharia, medicina, psicologia, turismo, computação, administração, etc.) com um faturamento anual de R$ 8,5 milhões, realizando mais de 2.500 projetos por ano, conforme dados da Confederação Brasileira de Empresas Juniores – Brasil Jr.

A EXPERIÊNCIA DE QUEM JÁ PASSOU POR UMA EMPRESA JUNIOR

Samara Verneck é estudante de Publicidade e Propaganda da Ufes e vivenciou por 1 ano e meio a experiência da Empresa Junior de Comunicação (Ecos Jr.) da Universidade. Além disso, Samara atuou por dois anos na Federação Capixaba de Empresa Junior.

micro samara1

O que te acrescentou essa experiência?

Hoje me sinto totalmente diferente das outras pessoas da minha turma que não passaram por essa experiência. A Empresa Junior te prepara profissionalmente, proporciona aprendizado em outras áreas que o curso não oferece, ou seja, cada vez mais jovens estão abrindo seu próprio negócio e tornando-se empresários que fazem a diferença. Você se torna realmente um agente transformador da sociedade.

Abrem-se mais portas para quem participa de uma Empresa Junior?

Sim, muitas. Muitas empresas reconhecem o estudante como um universitário diferenciado no mercado, quando tem no currículo essa atuação. A empresa acredita no potencial e no preparo que esse estudante teve durante os trabalhos na EJ, e por isso contratam mesmo. Atualmente empresas como Itaú, Falconi e Ambev já possuem processos seletivos específicos para empresários juniores. Hoje estagio na Red Bull, uma empresa mundialmente conhecida, e com toda certeza devo isso ao que aprendi na Empresa Junior, às pessoas que conheci e a todo o desenvolvimento a que fui submetida como empresária junior.

editor1

Arquidiocese

Fundada em 1958 e abrangendo 15 municípios do Estado do Espírito Santo conta com 73 paróquias. Desde 2004 D. Luiz Mancilha Vilela é o arcebispo da arquidiocese.

Mais posts do autor

COMENTÁRIOS