buscar
por

Ela está no meio de nós!

Iniciamos o novo ano com as bênçãos da Mãe de Deus, que celebramos no primeiro dia de janeiro, mas também com a graça de ter, durante todo o primeiro semestre, na Arquidiocese de Vitória do Espírito Santo, a visita especial da imagem de Nossa Senhora Aparecida.

Acolhemos com alegria o convite de sua Eminência o Cardeal de Aparecida, Dom Raymundo Damasceno Assis, o qual, gentilmente propôs a todas as Arquidioceses e Dioceses do Brasil que celebrassem com a Arquidiocese de Aparecida a Festa Comemorativa dos trezentos anos da aparição da Imagem no Rio Paraíba, em Aparecida – SP.

Buscamos a imagem no Santuário Nacional e a trouxemos para que Ela pudesse “visitar” todas as Paróquias de cada Igreja Particular. E Nossa Senhora já está peregrinando entre nós desde o dia 5 de janeiro quando, em carreata, a trouxemos do aeroporto de Vitória até nossa catedral e ali celebramos a missa e nos consagramos à Mãe de Deus e nossa.

No mês de janeiro Ela já percorreu todas as paróquias da área pastoral Benevente e agora em fevereiro está em todas as paróquias da área pastoral Serrana.

Estamos felizes, pois como disse em Aparecida e depois confirmei na catedral o povo capixaba é um povo Mariano!
Espero que esta visita a todas as paróquias traga a muita gente a oportunidade para um encontro na fé com a Mãe de Deus através da Imagem da Padroeira do Brasil, símbolo forte que transporta a pessoa de fé ao Coração Imaculado de Maria. Todos, com certeza, receberão as graças e bênçãos que suplicam confiantes.

Vamos rezar por nossas famílias, pelos que sofrem todo tipo de obstáculos na vida cristã, vamos rezar pelo Espírito Santo, por nossa Arquidiocese, pelo Brasil e pelo mundo. Com a Virgem Aparecida somos missionários e peregrinos rezando pelos desafios da Igreja nos dias de hoje e concretamente os desafios que precisamos enfrentar. Que ela nos dê força e coragem!

A Igreja vive a sua fé através dos diversos sinais e símbolos que nos transportam para a celebração do Mistério da nossa fé Cristã. A Imagem de Nossa Senhora nos transporta para o Mistério da Encarnação do Verbo e para o Mistério da Cruz Redentora. Maria, a Virgem de Nazaré, celebrada por nós em milhares de títulos, tem um lugar especial na Encarnação da Palavra de Deus no meio de nós, como Mãe da Redenção, Mãe da Nova Humanidade. Ela nos ensina a abertura para a ação do Espírito em nós, como no Evento da Anunciação do Anjo. Ela nos ensina a abertura para a ação do Espírito como no Evento de Pentecostes.

Todos nós, que nascemos de novo pelo santo batismo, temos uma enorme gratidão para com a Mãe do Salvador. Ela disse sim e Deus se fez presente no meio de nós!

A visita de Nossa Senhora Aparecida quer significar a presença do Mistério do Amor de Deus no meio de nós. Ela é a Mãe da Misericórdia que trouxe para nós a Misericórdia Divina! Por isso, com alegria a chamamos no Estado do Espírito Santo como Nossa Senhora das Alegrais, a Virgem da Penha. A nossa Arquidiocese a venera como Nossa Senhora da Vitória, a mesma e sempre Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil, aquela que, em Aparecida, veio em socorro dos pobres e aflitos.

Rogai por nós, ó Senhora Aparecida, estamos felizes com sua presença entre nós! Sim, Ela está no meio de nós!

Dom Luiz Mancilha Vilela, sscc
Arcebispo de Vitória – ES

editor1

Arquidiocese

Fundada em 1958 e abrangendo 15 municípios do Estado do Espírito Santo conta com 73 paróquias. Desde 2004 D. Luiz Mancilha Vilela é o arcebispo da arquidiocese.

Mais posts do autor

COMENTÁRIOS