buscar
por

Educação e juventude, missão e oração

“Desde os inícios do primeiro monaquismo até às ‘novas comunidades’ de hoje, cada forma de vida consagrada nasceu da chamada do Espírito para seguir a Cristo segundo o ensinamento do Evangelho.” (cf. Perfectae caritatis, 2) Educação e juventude, missão e oração: três formas de vivenciar este ensinamento. Assim são os carismas dos Salesianos, Combonianos, Irmãs Carmelitas da Divina Providência, Irmãs Combonianas e Irmãs Carmelitas Descalças.

Salesianos

São João Bosco, fundador dos salesianos, compreendeu esta mensagem do Evangelho e destinou as atividades da congregação à educação da juventude, desde 1859. Estão em Vitória desde 1942, quando iniciaram o trabalho com um colégio, e no ano de 1969, o bispo de Vitória conferiu-lhes o cuidado da Paróquia Nossa Senhora das Graças, em Jucutuquara.

O carisma de Daniel Comboni

Com o objetivo primeiro de enviar missionários para a África, São Daniel Comboni dá início, no ano de 1867 ao seu instituto masculino. Alguns anos depois, em 1872, cria o ramo feminino. A inspiração sempre foi missionária. O que, primariamente, seria só para a África se expandiu. Os Combonianos chegaram na Arquidiocese no ano de 1951, trabalhando em várias paróquias e, atualmente, na Paróquia São José Operário, na Serra. As Irmãs Missionárias Combonianas chegaram em Vitória no ano de 1961 e realizam trabalhos na área missionária, como é próprio do carisma. A comunidade composta por 12 irmãs é a sede provincial, acolhe irmãs idosas e auxilia em diversos trabalhos pastorais.

Carmelitas da Divina Providência

As Irmãs Carmelitas da Divina Providência foram fundadas no Rio de Janeiro por uma jovem viúva que começou os trabalhos em educandários, hospitais. Estão presentes em Anchieta desde 1932, a pedido de Dom Helvécio Gomes de Oliveira, então Arcebispo de Mariana. Trabalharam com colégio até o ano de 1999 e atualmente a comunidade acolhe as irmãs idosas e enfermas e as que têm condições ajudam nos trabalhos pastorais da Paróquia Nossa Senhora da Assunção.

Monjas Carmelitas

De dentro da clausura, a oração, a consagração e todas as energias de uma carmelita descalça estão orientadas para o bem da Igreja e da humanidade. Essa foi a inspiração de Santa Teresa de Jesus ao fundar essa ordem religiosa para que as mulheres, em intimidade total com Deus, pudessem rezar pelo mundo e pelas suas necessidades. O Carmelo de Nazaré, localizado no bairro Tabajara, em Cariacica, foi fundado em 1981 e atualmente é composto por 12 irmãs, sendo uma postulante.

editor1

Arquidiocese

Fundada em 1958 e abrangendo 15 municípios do Estado do Espírito Santo conta com 73 paróquias. Desde 2004 D. Luiz Mancilha Vilela é o arcebispo da arquidiocese.

Mais posts do autor

COMENTÁRIOS