buscar
por

Do limão à limonada, como tirar proveito das situações ruins

Transformar situações difíceis ou impossíveis em situações simples e descomplicadas pode, muitas vezes, parecer falta de compromisso, indiferença ou falta de interesse pelo problema, mas, para muitas pessoas, essa é a única forma que existe para viver, pois de outro modo, seria insuportável a vida.

Mãe – Como foi na prova de matemática?

Filha, despreocupadamente, responde: – Fui muito bem! Só deixei duas em branco.

Não ter respondido 100% na prova, não se configura em algo negativo, por conta do olhar de se fazer o necessário para manter-se acima do exigido.

Outro exemplo desta personalidade foi vista após o primeiro jogo do Brasil contra a Croácia, na Copa do Mundo 2014:

Repórter – Marcelo, como ficou a sua cabeça após o gol contra?

Marcelo – Tranquilo! Tranquilo! Se eu venho abaixo, eu prejudico o time.

São dois exemplos de comportamento em que uma situação extremamente estressante pode se desfazer como um torrão de açúcar, quando se é capaz de olhar positivamente.

Existe outro grupo de pessoas que foi se aprimorando em ver o lado positivo numa situação negativa, à medida que foi exercitando ouvir opiniões diferentes, mudar o foco do desagradável para o agradável, visualizar outras soluções, outras alternativas.

Ainda na Copa do Mundo, após um jogo do Brasil, ouviu-se de um comentarista: “Foi bom o Brasil passar por toda esta dificuldade no 1º jogo porque assim vai mais preparado para os próximos”. Falando dessa forma, ele sinaliza necessidades de mudanças, desviando o olhar da crítica que desmotiva.

Mudar o ângulo de visão, trocar de lugar para ver e sentir o mesmo objeto pode ajudar-nos a enxergar o copo quase cheio ao invés de quase vazio, ou, se preferir, fazer uma limonada ao saborear o limão na sua forma original.

editor1

Arquidiocese

Fundada em 1958 e abrangendo 15 municípios do Estado do Espírito Santo conta com 73 paróquias. Desde 2004 D. Luiz Mancilha Vilela é o arcebispo da arquidiocese.

Mais posts do autor

COMENTÁRIOS