buscar
por

Como respirar bem numa cidade poluída

A
poluição urbana é uma realidade em quase todas as nossas cidades brasileiras de porte médio para cima, mesmo naquelas não industrializadas. E o que leva a tanta poluição? Em primeiro lugar, de forma universal no país, há uma frota de veículos sem controle de suas emissões. A industrialização ignora o convívio com seres humanos. O estado permite que indústrias se instalem dentro de áreas urbanas e é ao mesmo tempo muito leniente com os índices de poluição. Ignoram-se até os alertas da Organização Mundial de Saúde que atesta textualmente que poluição urbana causa aumento de doenças cardiorrespiratórias. E para completar, aqui, diferente do mundo moderno, veículos velhos pagam menos tributos que novos, estimulando assim uma frota envelhecida e poluidora. É o caso de nossa Grande Vitória.

SOMOS TODOS VÍTIMAS PASSIVAS DESSE PROCESSO. A POLUIÇÃO É COVARDE, TRAIÇOEIRA, INVISÍVEL E MUITO DEMOCRÁTICA: AFETA RICOS E POBRES DE FORMA IGUAL. E SUA AÇÃO É LENTA, PODENDO LEVAR ANOS ATÉ QUE SE PERCEBA O MAL CAUSADO. MAS PODEMOS FAZER ALGUMAS COISAS PARA SOFRER UM IMPACTO MENOR.

viver_bem

editor1

Arquidiocese

Fundada em 1958 e abrangendo 15 municípios do Estado do Espírito Santo conta com 73 paróquias. Desde 2004 D. Luiz Mancilha Vilela é o arcebispo da arquidiocese.

Mais posts do autor

COMENTÁRIOS