buscar
por

Como manter a bicicleta bem cuidada?

RELIGIÃO
Pe. Amarílio Corradi
Vigário Paroquial da Paróquia São José, Guarapari

Depois de comungar posso ir à capela do Santíssimo?
A visita ao Santíssimo Sacramento é muito importante na vida de todo cristão, é uma prova de gratidão, um sinal de amor e um dever de adoração para com Cristo, nosso Senhor. Após ter comungado não é momento adequado para ir ao Santíssimo, pois Cristo se encontra no coração da pessoa, o coração é o nosso sacrário vivo. A santa missa é considerada uma ação de graças e um louvor ao Pai, memorial sacrifical de Cristo. Ele se faz presente pelo poder de sua Palavra e do seu Espírito. Fazer silêncio após ter comungado nos leva a ser gratos ao amor de nosso Deus.

Existe lugar para rezar?
Deus se faz presente em todos os lugares, Ele é onipresente. Se você faz um silêncio orante, mesmo em meio ao barulho, em qualquer lugar você reza. O ideal mesmo é buscar um lugar mais apropriado. Jesus subia os lugares mais altos para rezar, Ele procurava os montes ou as montanhas. Podemos rezar também como Jesus, e em outros lugares apropriados: na Igreja, no Santíssimo, à sombra de uma árvore, no quarto, frente à natureza. A oração deve ser uma atitude colocada como regra de vida. Rezar para santificar a vida e se tornar santo. Rezar sempre.

GASTRONOMIA
Vitor Paiva Bastos
Proprietário da hamburgueria Maverick’s

O hambúrguer gourmet usa ingredientes selecionados. O que isso representa como novidade gastronômica?
Entendo que o hambúrguer, conhecido popularmente como gourmet, nada mais é do que os hambúrgueres voltando à sua origem artesanal. São compostos basicamente de carne e gordura animal, sem aditivos ou conservantes. Além do sabor dessa combinação ser muito melhor do que os produtos industrializados, ainda entra nas novas tendências de evitar alimentos que passem por processos industriais, agregando ainda mais valor ao produto.

Qual o acompanhamento ideal?
Para acompanhar um bom hambúrguer feito da forma mais tradicional, nada poderia encaixar melhor do que batata frita e cerveja. O contraste de sabores, quando juntos, trazem uma experiência gastronômica única.

ESPORTE
Aldair Jose Zambom
Cicloativista

Como manter a bicicleta bem cuidada?
É preciso se atentar a cuidados básicos e manter a manutenção sempre em dia, não esquecendo de verificar freio e calibragem de pneus e suspensão.

Ao utilizar a bicicleta, seja para lazer ou para locomoção, quais cuidados devem ser observados pelo ciclista?
Sempre utilizar os itens de segurança, como capacete, embora não seja obrigatório pelas leis de trânsito, faróis dianteiros e traseiros, andar sempre que possível nas ciclovias ou ciclofaixas e, quando não for possível, andar na mão dos carros, nunca na contramão. Além disso, dar preferência aos pedestres, se possível utilizar roupas que chamem a atenção para que os motoristas possam vê-lo e, o principal, não andar em locais de risco porque os assaltos a ciclistas estão sendo frequentes.

PSICOLOGIA
Cristina Lens Bastos
Pós-graduada em Psicopedagogia e coordenadora do curso de Pedagogia no Centro Universitário São Camilo

Com que idade inserir os filhos nas atividades da casa?
Responsabilidade, organização e zelo no ambiente familiar vão muito além do ensinar e aprender. Essas características devem ser vivenciadas no seio familiar, pois oportunizam a autonomia dos pequenos, que sentem prazer em ajudar nas tarefas domésticas, desde que isto ocorra sem dramas no seu cotidiano. A ajuda nas tarefas domésticas deve ser iniciada bem cedo, quando já começam a andar, com a combinação de guardar brinquedos e manter a organização do ambiente. A família deve ir graduando as dificuldades nas tarefas, de acordo com o desempenho e disponibilidade de cada criança para não sobrecarregá-la, pois essas tarefas não podem ser prioridades na vida delas, devem ocupar um lugar de participação e não obrigação.

Quais atividades não devem ser repassadas aos filhos?
A família pode e deve estimular os filhos a ajudar nas tarefas domésticas, até porque isso irá permitir que eles percebam o quanto essas tarefas são importantes para organização e limpeza dos espaços da casa. Portanto os filhos devem ser respeitados no seu desenvolvimento e no seu tempo, sendo desaconselhável sobrecarregá-lo com essas atividades. Não se pode confundir ajuda doméstica com trabalho doméstico. É preciso entender que eles são somente os ajudantes e podem auxiliar nas tarefas, desde que não coloquem a vida em risco. Tarefas que envolvam fogo, produtos inflamáveis e tóxicos, regiões perigosas da casa precisam ser evitadas a fim de preservar a integridade dos filhos.

editor1

Arquidiocese

Fundada em 1958 e abrangendo 15 municípios do Estado do Espírito Santo conta com 73 paróquias. Desde 2004 D. Luiz Mancilha Vilela é o arcebispo da arquidiocese.

Mais posts do autor

COMENTÁRIOS