buscar
por

Carpe Diem

Carpe Diem” é uma expressão contra a vida procrastinada que nos provoca ansiedade. É traduzida popularmente como “aproveite o dia”.

Você em algum momento da sua vida já desejou que o dia tivesse mais do que 24 horas, ou que a semana tivesse mais do que sete dias para ter tempo de cumprir todos os compromissos? Se sua resposta for “várias vezes” este é um forte indício que estamos indo para um caminho muito ruim.

O tal mundo moderno de que tanto falam tem provocado este tipo de ansiedade em muita gente. Parece que o mundo gira mais rápido hoje e o tempo corre cada vez mais depressa, sobrando cada vez menos tempo para desempenhar aquele monte de tarefas que temos que cumprir em nosso dia a dia.

Há vários anos, quando falavam dos benefícios que a tecnologia poderia trazer às nossas vidas, umas das principais promessas era realizar tudo com mais velocidade. Aí ingenuamente eu pensei que iria sobrar mais tempo, mas ledo engano.

Com o tempo que sobra, graças a agilidade tecnológica, surgem novas tarefas que consomem cada vez mais tempo nos forçando a seguir tudo em um ritmo muito intenso.
É aí que a vida vai passando…

Sobra tempo para estar com a família? Acompanhar os filhos crescendo? Ter um hobby? Encontrar amigos? Ficar de “papo pro ar”?

Temos assim um tipo de procrastinação que nos faz adiar cada vez mais o que é bom para nós e ano após ano vamos empurrando para frente nossos sonhos e desejos na espera que um dia a gente poderá desacelerar e aproveitar mais a vida. O problema é que adiamos tanto que aos poucos vamos esquecendo qual vida é esta que queremos aproveitar.

Vou propor agora uma mudança de comportamento.

Faça uma lista de prioridades para você. Mais tempo com a família? Hobbies comuns com pessoas importantes para você? Ter mais tempo para simplesmente não fazer nada? Insira os elementos desta lista nas suas atividades cotidianas.

Para combater a ansiedade devemos organizar a nossa vida e para organizarmos nossa vida é fundamental que organizemos o nosso tempo. Mas, isto não pode virar uma obsessão.
Organizar o seu tempo, não é controlar o tempo. O importante é que possamos nos organizar de tal maneira que possamos cumprir nossas obrigações sem nos descuidarmos do que nos é importante. Conseguindo fazer isto, aos poucos vamos transformando o ato de saber viver com qualidade de vida em um hábito que vai fazer bem a você e as pessoas que lhe são queridas. Uma coisa você pode ter certeza: a sua presença é importante para muita gente.

Então aproveite o dia, aproveite a vida!

Vander Silva

editor1

Arquidiocese

Fundada em 1958 e abrangendo 15 municípios do Estado do Espírito Santo conta com 73 paróquias. Desde 2004 D. Luiz Mancilha Vilela é o arcebispo da arquidiocese.

Mais posts do autor

COMENTÁRIOS