buscar
por

Carismas Religiosos

“A vida consagrada é dom feito à Igreja: nasce na Igreja, cresce na Igreja, está totalmente orientada para a Igreja. Por isso, enquanto dom à Igreja, não é uma realidade isolada ou marginal, mas pertence intimamente a ela, situa-se no próprio coração da Igreja, como elemento decisivo da sua missão, já que exprime a natureza íntima da vocação cristã e a tensão de toda a Igreja-Esposa para a união com o único Esposo; portanto está inabalavelmente ligada à sua vida e santidade” (Papa Francisco). Na edição deste mês, contemplaremos algumas congregações inspiradas pelos ideais de São Francisco de Assis e que vivem os seus carismas na Arquidiocese de Vitória.

Franciscanas do Senhor
“Sede santas, quero que todas sejais santas, como santo eu quero ser.” Estas foram as palavras do Pe. Angélico Lipani dirigidas para a congregação de irmãs fundadas por ele, as Catequistas Franciscanas do Senhor, dando-lhes a missão de serem solidárias com os pobres, praticando a paz, a justiça e a integridade da criação. As Irmãs Franciscanas do Senhor possuem uma casa para acolhida a senhora idosas e espaço destinado para realização de encontros e retiros, em Nova Almeida, na Serra.

Capuchinhos
Capuchinho quer dizer pequeno capuz. Segundo Matteo da Brascio, no século XVI, a roupa que era usada por São Francisco de Assis tinha um capuz e no hábito que os franciscanos usavam até então, este capuz não existia. Foi aí que deu início à chamada “Reforma Capuchinha”, não apenas para mudar a veste, mas para propor mudança nas normas de vida e no carisma. Assim deu-se início à Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, com a missão de zelar por sua comunhão com o Papa, uma vida austera e intensa atividade missionária. A nossa Arquidiocese de Vitória conta com a presença dos Capuchinhos nas paróquias de Santa Clara, em Viana, e Epifania do Senhor aos Reis Magos, na Serra.

Catequistas Franciscanas
As Irmãs Catequistas Franciscanas surgiram em Santa Catarina, no início do século XX, com o objetivo de auxiliar na educação e catequese das escolas paroquiais, frequentadas pelos filhos dos imigrantes italianos. Hoje a missão se estende para a educação da fé e da cidadania, auxiliando nas atividades pastorais e movimentos sociais. A comunidade religiosa na Arquidiocese de Vitória está localizada no bairro Barcelona, na Serra.

editor1

Arquidiocese

Fundada em 1958 e abrangendo 15 municípios do Estado do Espírito Santo conta com 73 paróquias. Desde 2004 D. Luiz Mancilha Vilela é o arcebispo da arquidiocese.

Mais posts do autor

COMENTÁRIOS