buscar
por

Capela de São Francisco de Assis do Convento da Penha

Edificada por Frei Pedro Palácios, em 1562, a pequena Capela dedicada a São Francisco de Assis foi erguida no pequeno platô aos pés da pedra, onde foi majestosamente construído o Convento da Penha (esse edificado em 1650), na antiga Sede da Capitania do Espírito Santo.
Primeira construção do local, o pequeno altar, dedicado ao padroeiro dos franciscanos, também serviu de morada para o irmão leigo, que de lá descia para propagar o Evangelho aos poucos moradores da então Vila Velha do Espírito Santo.

Frei Pedro expunha o quadro de Nossa Senhora das Alegrias, trazido por ele da Europa e, segundo a história, o Quadro desaparecia do pequeno altar e ia reaparecer (por três vezes seguidas) no alto da pedra, entre duas palmeiras. Esse lugar foi então escolhido para a construção da igreja da Penha.

Em 1570, na capelinha registrou-se a primeira Festa de Nossa Senhora da Penha, celebrada ali mesmo na recém-construída igreja dedicada a Nossa Senhora, no alto do grande penhasco.
Após essa celebração repousou Frei Pedro tendo sua missão de evangelização (que completa hoje 447 anos de história) plenamente cumprida. Não chegou a ver construído o convento franciscano, apenas a Capela e a Igreja.

A capela singela pode ser visitada, ainda hoje, no Campinho do Convento.

Diovani Favoreto
Historiadora 

editor1

Arquidiocese

Fundada em 1958 e abrangendo 15 municípios do Estado do Espírito Santo conta com 73 paróquias. Desde 2004 D. Luiz Mancilha Vilela é o arcebispo da arquidiocese.

Mais posts do autor

COMENTÁRIOS