buscar
por

Caño Cristales, arco íris derretido

Conhecido como “o rio que escapou do paraíso”, “arco-íris derretido” e até como “o rio mais bonito do mundo”, o Caño Cristales, na Colômbia, chama a atenção pela mistura de cores vivas que pode ser observada a cada ano, na transição entre as estações seca e úmida. Algas e plantas aquáticas são as responsáveis pelos cinco tons que se mesclam na água: vermelho, amarelo, azul, verde e preto. A temporada de visitação, quando é possível ter acesso ao rio e ele está colorido, dura seis meses: vai da metade de junho até dezembro, todos os anos.

cano-cristales-1

O papa do povo
O Papa Francisco não coloca freio nas iniciativas em benefício dos mais pobres. Já fez doações dos seus presentes recebidos, instalou chuveiros no Vaticano para o banho dos moradores de rua e também a Barbearia do Papa, que oferece corte de cabelo e barba. Agora fez a doação de 300 guarda-chuvas esquecidos por turistas nas visitas aos Museus Vaticanos para os sem-teto que vivem nas proximidades, e em outras regiões da capital italiana, e sofrem com as intermitentes chuvas que caem sobre a capital italiana no inverno.

papa-povo

Smartphone para detectar HIV e sífilis
Cientistas americanos descobriram uma forma de transformar um ‘smartphone’ comum em um dispositivo rápido e fácil de usar para realizar testes de detecção de HIV e sífilis. Usando um acessório, cuja fabricação custa US$ 34 – uma diferença enorme com relação a testes de diagnóstico padrão, que custam em média US$ 18 mil -, gotas de sangue são analisadas em busca de anticorpos das doenças em questão de minutos. Quando acoplado à entrada de áudio de um ‘smartphone’, o dispositivo imitou o ensaio imunossorvente ligado à enzima (ELISA), um teste de HIV muito conhecido, e teve um desempenho quase tão bom quanto o exame tradicional. Especialistas esperam que o acessório possa se tornar uma ferramenta útil, especialmente em locais onde clínicas de campanha são montadas para ajudar populações mal assistidas.

download (1)

 

Sufocamento dos oceanos
Oito milhões de toneladas de plástico. Essa é a quantidade de resíduos plásticos presente nos oceanos, segundo estudo publicado na revista Science. De acordo com as projeções do estudo, a quantidade do material que chega aos mares aumenta a cada ano, por isso, estima-se que em 2015 os oceanos receberão cerca de 9,1 milhões de toneladas de plástico. Caso providências não sejam tomadas, como a melhora da gestão de resíduos e a ampliação dos sistemas de reciclagem de plástico, esta quantidade poderá ter um impacto acumulativo de até 155 milhões de toneladas em 2025.

editor1

Arquidiocese

Fundada em 1958 e abrangendo 15 municípios do Estado do Espírito Santo conta com 73 paróquias. Desde 2004 D. Luiz Mancilha Vilela é o arcebispo da arquidiocese.

Mais posts do autor

COMENTÁRIOS