buscar
por

A humanidade está no vermelho

Problemas em luzes e cores
Um prédio interativo em São Paulo expõe os problemas da cidade de uma maneira diferente: ruídos e poluição são transformados em luzes, geradas por um sistema que capta o som da rua e a qualidade do ar e reflete em efeitos visuais coloridos. A obra de arte a céu aberto monitora o entorno da avenida 24h por dia e reage em tempo real aos estímulos.

No limite
micro_no limite
A Humanidade está no vermelho. Essa é a mensagem passada pela organização internacional Global Footprint Network, que calculou o Dia de Sobrecarga da Terra, alcançado neste ano no dia 13 de agosto. A data marca o limite em que a demanda anual por bens e serviços fornecidos por mares e terras — frutas e vegetais, carne, peixe, madeira, algodão e absorção de dióxido de carbono — supera o que o ecossistema do planeta pode renovar em um ano. Segundo a entidade, a marca é atingida mais cedo a cada ano.

Além dos 140 caracteres
Os usuários do Twitter que quiserem se comunicar via mensagem direta, ou DM, como é chamada, terão mais espaço para o diálogo. A rede social anunciou a mudança, acabando com o limite de 140 caracteres para esse tipo de mensagem. A rede social deixou claro que a remoção dos limites de caracteres para as mensagens privadas não significa que os tuítes em breve também passarão a abolir os 140 caracteres.

Economia e conscientização
A campanha de conscientização pelo Brasil sobre o uso da água tem dado resultados. No Mato Grosso do Sul, a ação de um detento gerou uma economia de R$ 267 mil para o Estado em três meses. Com a adaptação de uma peça no chuveiro, Carlos Rodrigues de Moraes auxiliou na redução do consumo de 30,9% de água, na unidade em que cumpre pena. O sistema criado funciona através de um tampão com um pequeno furo, que, quando ajustado à instalação hidráulica, diminui o fluxo da água, aumenta a pressão e gera a economia.

Páginas filtradoras
Americanos fizeram os primeiros testes para transformar páginas de livros em filtro purificador de água. O “livro bebível” traz informações impressas nas páginas sobre como e por que a água deve ser filtrada. As páginas têm nanopartículas de prata ou cobre, que matam bactérias à medida que a água passa pelas páginas. Nos testes, o papel conseguiu remover mais de 99% das bactérias.

Armazenar genomas
O Google dá mais um passo na oferta de serviços. A empresa tem abordado hospitais e universidades com a proposta de que utilizem o Google Genomics, armazenamento na nuvem específico para o código genético humano, ou seja, será guardado o conjunto dos genes onde fica toda a informação sobre a construção e o funcionamento de um organismo. A nova ferramenta permite que pesquisadores analisem e comparem milhões de genomas rapidamente, multiplicando as suas descobertas no processo.

Música para relaxar
Ouvir música antes, durante e depois de uma operação pode ajudar a reduzir a dor, apontaram pesquisadores da Universidade Queen Mary em Londres num estudo recente. De acordo com o resultado, pacientes que ouviram música durante o procedimento ficaram menos ansiosos depois da cirurgia e não precisaram tomar tantos analgésicos. Segundo os pesquisadores, a música foi eficaz até mesmo quando pacientes estavam sob efeito de anestesia geral.

editor1

Arquidiocese

Fundada em 1958 e abrangendo 15 municípios do Estado do Espírito Santo conta com 73 paróquias. Desde 2004 D. Luiz Mancilha Vilela é o arcebispo da arquidiocese.

Mais posts do autor

COMENTÁRIOS