buscar
por

A característica da vida consagrada é a profecia

“Espero que ‘desperteis o mundo’, porque a nota característica da vida consagrada é a profecia. Como disse aos Superiores Gerais, ‘a radicalidade evangélica não é própria só dos religiosos: é pedida a todos. Mas os religiosos seguem o Senhor de uma maneira especial, de modo profético’. Esta é a prioridade que agora se requer: ‘ser profetas que testemunham como viveu Jesus nesta terra (…). Um religioso não deve jamais renunciar à profecia”

(Papa Francisco, Carta Apostólica para Proclamação do Ano da Vida Consagrada)

Pequenos Irmãos do Santíssimo Sacramento
IMG-20150820-WA0012

MIlícia de Cristo
A congregação fundada pelo beato Eustachio Montemurro, na Itália, ano de 1907, tem como carisma a promoção do culto eucarístico e ajuda fraterna aos padres diocesanos para o trabalho paroquial. Estão em nossa Arquidiocese desde 2010 e atualmente os quatro religiosos cuidam das paróquias Jesus Libertador e São Francisco de Assis, em Cariacica.

Irmãs de São José de Chambèry
Amar a Deus e ao próximo na vivência da unidade. Este é o carisma iniciado por Padre Jean Pierre Médaille, no século XVII, quando reuniu seis religiosas e fundou a Congregação de São José de Chambèry As irmãs dedicam sua atividade pastoral a projetos sociais, preocupadas principalmente com os marginalizados, promoção da vida, da esperança e construção da paz. A comunidade religiosa está localizada no bairro Vila Nova de Colares, na Serra.

A Milícia de Cristo
MIlícia de Cristo
A fundação desta congregação, que é composta pelo ramo masculino e feminino, tem uma profunda ligação com o Espírito Santo. O fundador, Monsenhor Alonso Benício Leite, em 1948, recém ordenado sacerdote, em Baixo Guandu, movido por seu cuidado pastoral, quis concretizar o desejo de Deus em seu coração e fundou uma família religiosa de padres, irmãos e irmãs para viverem o carisma do acolhimento. O Instituto Milícia de Cristo, conhecidos por Milicianos e Milicianas atua na Igreja do Carmo Centro de Vitória e obras sociais no seu entorno.

Dentro da programação para o Ano da Vida Consagrada, acontece de 15 a 19 deste mês, em Roma, o Encontro Mundial para Jovens Consagrados e Consagradas. O tema será “DESPERTAI O MUNDO: Evangelho, Profecia, Esperança”.

editor1

Arquidiocese

Fundada em 1958 e abrangendo 15 municípios do Estado do Espírito Santo conta com 73 paróquias. Desde 2004 D. Luiz Mancilha Vilela é o arcebispo da arquidiocese.

Mais posts do autor

COMENTÁRIOS