buscar
por

ARQUIVO E MEMÓRIA

arquivo e memoriaNo dia 23 de fevereiro de 1985, através de um decreto foi criado o IFTAV – Instituto de Filosofia e Teologia da Arquidiocese de Vitória. Iniciava-se um novo tempo na formação dos futuros padres da Província Eclesiástica do Espírito Santo. Para dar solenidade a esse fato, foi celebrada, na capela do Carmo no Centro de Vitória, missa solene presidida pelo Núncio Apostólico, Dom Carlo Furno, concelebrada pelos Bispos das Dioceses do Espírito Santo. O primeiro diretor do Instituto de Filosofia e Teologia foi o Padre Rubens Duque, o segundo padre Ivo Ferreira de Amorim e o terceiro padre Hugo Scher.

O Núncio Apostólico Dom Carlo Furno e Dom Silvestre Scandian, cortam a fita inaugurando o IFTAV.

arquivo e memoria2Nos seus primeiros anos o IFTAV funcionou no antigo Colégio do Carmo mas com o aumento do número de Seminaristas, sua sede mudou-se para um prédio situado ao lado da Igreja São Gonçalo na Cidade Alta em Vitória. Em 2017, foi inaugurado um novo prédio, bem maior e moderno, que fica ao lado do Seminário Nossa Senhora da Penha, na Praia de Santa Helena, para atender a formação dos nossos seminaristas e também dos leigos.

Padre Artur Juliati dos santos e seminaristas em aula no IFATV. O primeiro a esquerda, Dauri Batisti, hoje padre e colunista da Revista Vitória e ao seu lado, Edvalter Andrade, hoje bispo de Floriano, no Piauí. 

Giovanna Valfré
Coordenação do Cedoc

editor1

Arquidiocese

Fundada em 1958 e abrangendo 15 municípios do Estado do Espírito Santo conta com 73 paróquias. Desde 2004 D. Luiz Mancilha Vilela é o arcebispo da arquidiocese.

Mais posts do autor

COMENTÁRIOS