buscar
por

São José: o "salvador" do Salvador

Hoje a Igreja Católica celebra a festa de São José. Dele se diz pouco nos Evangelhos. Ele mesmo, inclusive, não diz nem uma palavra, mas seu papel na família de Nazaré foi decisivo. Foi o “salvador” do Salvador.

Mesmo tendo dúvida a respeito da gravidez de Maria, não partiu para a agressão, mas a acolheu com muito amor evitando que ela fosse exposta ao linchamento público. Sua condição de pobre não lhe impediu de cercar Maria dos cuidados indispensáveis na hora do parto.

O calor de seu amor fez de uma humilde gruta a maternidade mais importante do mundo. Protegeu Maria e o Menino da fúria de Herodes fugindo para o Egito. Passado o perigo, voltou para Nazaré onde exerceu sua paternidade com responsabilidade contribuindo, ao lado de Maria, sua companheira inseparável, com a formação humana de Jesus.

O jeito de ser de Jesus revela quanto precioso tem sido o testemunho do pai e da mãe e a importância de contar sempre com a presença deles. Deus queira que toda criança que vem ao mundo possa contar sempre com uma família e um pai presente e cuidadoso como José, exercendo com responsabilidade sua paternidade. Parabéns aos pais que são assim.

COMENTÁRIOS