Paróquias celebram Corpus Christi com solidariedade

12 junho, 2020

Neste ano, devido a pandemia da Covid-19, as paróquias da Arquidiocese de Vitória não puderam confeccionar os tapetes de Corpus Christi pelas ruas. Celebrações eucarísticas foram transmitidas online pelas diversas plataformas de comunicação, as procissões com o Santíssimo Sacramento aconteceram em carros abertos, uma forma de celebrar a solenidade do Corpo de Cristo.  

Na Paróquia Santa Rita de Cássia, na Praia do Canto, em Vitória, a confecção do tradicional tapete de Corpus Christi teve um significado muito especial: a solidariedade aos irmãos que vivem em situação de rua. Os cobertores que foram doados pelos fiéis, tornaram-se um extenso tapete dentro da igreja, formando o símbolo da solenidade deste dia e que será distribuído entre as famílias carentes que vivem nas ruas da região.

“Nesse momento de dificuldade das famílias e das pessoas que mais precisam de ajuda para enfrentar o frio, essa ação valoriza o verdadeiro sentido da Eucaristia e da partilha.”, informou Jeane, coordenadora da pastoral de comunicação da paróquia.

Atendendo a um pedido do Arcebispo de Vitória, Dom Frei Dario Campos, durante as procissões com o Santíssimo pelas ruas, os fiéis doavam alimentos não perecíveis e produtos de limpeza. Todo o material arrecadado faz parte da Campanha Condividir, uma iniciativa da Arquidiocese em contribuir com as famílias em estado de vulnerabilidade neste momento da pandemia. 

Em Guarapari, na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, os jovens durante a procissão realizaram as arrecadações de alimentos. Aproximadamente 50 cestas básicas foram arrecadadas. Na paróquia Nossa Senhora da Penha, em Flexal – Cariacica, o padre Francisco de Melo conduziu o Santíssimo pelas ruas do bairro. Muitos fiéis ornamentaram suas casas com tecidos brancos, fazendo um pedindo de paz para a região da paróquia.

Entre cantos, orações e silêncio, as pessoas podiam rezar de seus lares, obedecendo as orientações do Arcebispo e dos órgãos de saúde, cumprindo o isolamento social. 

Arcebispo 

Na manhã desta quinta-feira, 11 de junho, os sacerdotes da Arquidiocese de Vitória, renovaram as suas promessas sacerdotais na Missa dos Santos Óleos que aconteceu na Catedral Metropolitana de Vitória, presidida pelo Arcebispo, Dom Frei Dario Campos. 

Na homilia, Dom Dario destacou que somos convocados neste tempo a confirmar e a manter viva em nossa memória aquilo em que acreditamos e a Fé que professamos. O período da pandemia é um momento onde devemos reconhecer o que temos em nossos corações. 

“Da mesma forma que foi para o povo do deserto, este momento deve ser para nós um tempo de reconhecermos o que temos em nossos corações. Ou seja, um tempo de decidirmos, uma vez mais, a assumir o nosso compromisso batismal e vivermos o dia a dia da vida, como seguidores de Cristo, seus discípulos missionários. Aqui está a chave para não perdermos o caminho, a meta e para mantermos sempre viva a memória do que cremos e a direção para onde o Senhor nos deseja enviar. ” Trecho da homilia de hoje na Solenidade de Corpus Christi e dos Santos Óleos.

Tradição

A festa de Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV no dia 8 de setembro de 1264. A procissão de Corpus Christi lembra a caminhada do povo de Deus, peregrino, em busca da Terra Prometida. O Antigo Testamento diz que o povo peregrino foi alimentado com maná, no deserto. Com a instituição da Eucaristia, o povo é alimentado com o próprio Corpo de Cristo. Por isso, saímos às ruas e fazemos a procissão de Corpus Christi, tendo à frente o Santíssimo Sacramento, recordando a “arca da aliança”, que caminhava à frente do povo no deserto rumo à terra prometida, os abençoando e os livrando do perigo. E o povo apresentava as suas intenções e angústias, assim como acontece hoje; o Santíssimo Sacramento vai a nossa frente e apresentamos a ele nossas intenções.

Compartilhe:

VÍDEOS

quarta-feira 20 março
sábado 23 março
domingo 24 março
segunda-feira 25 março
Nenhum evento encontrado!

Facebook