buscar
por

Tu és Pedro, artigo de Maria Clara Bingemer

A  professora e teóloga Maria Clara Bingemer inicia seu artigo citando um documento lançado por 79 signatários, criticando o pontificado de Francisco e esclarece que não é a primeira vez que pessoas de dentro e de fora da Igreja criticam o Papa.  Desta vez, as críticas remetem principalmente a exortação pós sinodal Amoris Laetitia e sobretudo com a nota de rodapé que trata da comunhão sacramental aos divorciados em segunda união.

Entretanto, a autora lembra que em anteriores pontificados, qualquer crítica ou suspeita de crítica levantada contra um dos pontífices, seja João Paulo II ou Bento XVI, era imediatamente tachada de insubordinação, infidelidade.

“Parece não ser a mesma atitude que predomina quando se trata de Francisco. Seu estilo novo de ser Papa, sua crítica clara e severa a temas como o capitalismo, o clericalismo; sua defesa dos pobres e dos migrantes; sua acolhida e inclusão a membros de outras religiões suscitam enorme desconforto em alguns setores mais conservadores da Igreja. Estes parecem dispostos a não mais disfarçar seu descontentamento e vêm a público para manifestá-lo.”

Leia o artigo na íntegra. Boa leitura.

 

COMENTÁRIOS