buscar
por

Trabalho voluntário garante medicamentos gratuitos à população carente há mais de 27 anos

Há mais de 27 anos, quem não tem condições de arcar com altos custos de medicações, pode recorrer à ajuda oferecida pela farmácia da Catedral, onde é possível conseguir gratuitamente alguns tipos de remédios. No local, uma equipe de voluntários se revesa no atendimento que acontece de segunda a sexta-feira no horário entre 13 e 16 horas.

Após dois meses fechada, a farmácia reabriu nesta quarta-feira (9 de agosto) e agora funciona em uma sala na rua Dionísio Rosendo, localizada atrás da escadaria dos fundos da Catedral Metropolitana de Vitória.

A coordenadora da farmácia, Anna Maria Amon Graviotti, contou que a distribuição dos medicamentos teve que ser suspensa durante o período porque a sala onde estava funcionando a farmácia, localizada no Edifício Lugon, na Cidade Alta, precisou ser desocupada.

“O Pe. Renato Criste nos prometeu um novo local para continuarmos com o trabalho voluntário. Estamos muito felizes com a reabertura da farmácia porque sabemos que a distribuição desses medicamentos ajuda muitas pessoas”, comentou.

Antes de ir para o edifício Lugon, a farmácia funcionou por vários anos dentro da Catedral Metropolitana de Vitória, no espaço onde hoje é a sala de batismo. Com a restauração da Catedral, que teve início em 2010 e foi finalizada em 2015, a farmácia passou a funcionar na sala do Edifício Lugon, voltando agora a funcionar bem próxima da Catedral.

Anna Maria informou que os medicamentos mais procurados são remédios para dor, febre e cólicas, mas que muitos vão até o local à procura de medicamentos controlados. “Para medicamentos de uso controlado pedimos que seja apresentada a receita médica, pois é uma responsabilidade muito grande lidar com a saúde das pessoas”, ponderou.

Doações

A farmácia da Catedral aceita doações de qualquer tipo de medicamento que estiver dentro do prazo de validade. Anna Maria afirma que até mesmo quem tiver em casa apenas uma drágea de uma determinada medicação poderá fazer a doação.

As doações podem ser entregues diretamente na farmácia ou na secretaria da Catedral no horário compreendido entre 13 e 16 horas.

 

 

COMENTÁRIOS