SEMANA LITÚRGICA NA ÁREA VILA VELHA

22 setembro, 2022

Entre os dias 19 a 21 de setembro, foi realizada a Semana Litúrgica na Área Vila Velha. Com mais de 300 inscrições recebidas pela organização, a formação contou com momentos de espiritualidade, oficinas e com Dom Geraldo Lyrio, assessor principal durante os dois primeiros dias do encontro.

 De acordo com Padre Abel de Andrade, coordenador da Área Pastoral Vila Velha, “A Semana de Liturgia da área pastoral com o tema “Fazei isto em minha memória”, foi pensada para fortalecer a caminhada dos leigos na pastoral litúrgica, no sentido de animar a todos para serviço litúrgico na comunidade”. O padre ainda completou dizendo: “A participação nos três dias mostrou o amor e zelo pela liturgia”.

Dom Geraldo iniciou o primeiro dia da Semana Litúrgica resgatando o sentido principal da Liturgia, evidenciando a importância de bem celebrarmos a paixão, morte e ressurreição de Jesus. Ele destacou ainda a necessidade de retornar à Igreja e às atividades litúrgicas. Logo em seguida, Dom Geraldo concedeu a oportunidade para que todos os presentes pudessem esclarecer algumas dúvidas. Os questionamentos perpassaram desde os momentos celebrativos a ornamentação e paramentos litúrgicos.

No segundo dia de formação, Dom Geraldo iniciou dando continuidade às orientações iniciadas no dia anterior. Na ocasião, os assessores das oficinas compuseram uma mesa redonda, onde puderam sanar, juntamente com Dom Geraldo, as dúvidas referente aos temas que seriam abordados posteriormente.

O terceiro e último dia de formação foi marcado pelas oficinas. Todos os inscritos puderam participar de momentos práticos e de um bate papo formativo ministrado pelos assessores convidados. Ao todo foram quatro oficinas com os seguintes temas: “Espiritualidade do Ano Litúrgico”, assessorada por Andreia Almeia; “Espiritualidade da Celebração da Palavra”, por Margareth Ermelinda Barbosa Albani; o Seminarista César Augusto Flegler Delarmelina assessorou a oficina intitulada “Espiritualidade da Música Litúrgica”; e Renann Siqueira foi assessor da oficina “Espiritualidade da Comunicação na Liturgia”. O encontro foi encerrado com um momento de espiritualidade e reflexão.

Confira, a seguir, alguns registros dos três dias de formação.

 

.

Compartilhe:

VÍDEOS

domingo 31 março
segunda-feira 1 abril
quinta-feira 4 abril
sexta-feira 5 abril
Nenhum evento encontrado!

Facebook