Semana pela Unidade dos Cristãos 2023

17 janeiro, 2023

O Conselho de Igrejas Cristãs de Minnesota, EUA, escolheu o tema para orações ecumênicas de 18 a 25 de janeiro, uma invocação do Livro de Isaías: “Aprendei a fazer o bem, procurai a justiça”. O Papa Francisco celebrará, como por tradição, as segundas Vésperas no encerramento da semana na Basílica de São Paulo Fora dos Muros, na solenidade da conversão de São Paulo Apóstolo.
A Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos 2023 tem início na quarta-feira, dia 18 de janeiro e se realiza em períodos diferentes nos dois hemisférios. No Brasil entre Ascensão e Pentecostes. O tema deste ano foi escolhido por um grupo local dos Estados Unidos da América, que também preparou o subsídio, convocado pelo Conselho de Igrejas de Minnesota. O tema é uma invocação retirada do Livro do Profeta Isaías (1,17): “aprendei a fazer o bem, procurai a justiça”. Em dezembro de 2020, o grupo se reuniu pela primeira vez de forma remota, embora muitos já se conhecessem e todos estivessem familiarizados com o trabalho do Conselho de Igrejas de Minnesota, cujos líderes são ativistas e pastores em várias congregações e comunidades.
Ouça e compartilhe

Preparação da Semana em um encontro em Bossey

A Comissão Internacional nomeada conjuntamente pelo Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos, agora Dicastério, e pela Comissão Fé e Constituição do Conselho Mundial de Igrejas, e encarregada de rever o subsídio para a Semana, encontrou-se com os delegados do Conselho de Igrejas de Minnesota em Bossey, Suíça, de 19 a 23 de setembro de 2021. O Grupo Local que elaborou o subsidio era constituído de homens, mulheres, mães, pais, pessoas capazes de narrar histórias, representantes de diferentes experiências de culto e expressões espirituais, seja dos povos indígenas dos Estados Unidos, seja das comunidades imigrantes – à força ou voluntariamente – que agora chamam esta região de “casa”, e que demostram, em nível individual, diferentes capacidades para contar e elaborar suas próprias histórias.

No grupo de Minnesota também migrantes e vítimas de racismo

Os membros do grupo também representavam regiões urbanas e suburbanas e muitas comunidades cristãs. Esta diversidade permitiu uma reflexão profunda e uma experiência de solidariedade enriquecida por muitas perspectivas diferentes. Os membros do grupo local Minnesota esperam que sua experiência pessoal de vítimas de racismo e denigração como seres humanos possa servir como testemunho da desumanidade da qual os filhos de Deus podem se mostrar capazes para com o seu próximo. Mas há também um profundo desejo interior de que, como cristãos que encarnam o dom da unidade de Deus, abordemos e erradiquemos divisões que nos impedem de entender e experimentar a verdade de que todos nós pertencemos a Cristo.

Compromissos com o Papa durante a Semana de Oração

Durante a Semana de Oração, no dia 18 de janeiro o Papa Francisco realizará a audiência geral de quarta-feira, e no dia 22 de janeiro, domingo da Palavra de Deus, celebrará a Missa às 9h30 (5h30, hora de Brasília) na Basílica de São Pedro. Os dois eventos serão transmitidos, ao vivo pela Rádio Vaticano – Vatican News, com comentários em português. Três dias depois, no dia 25 de janeiro, na Basílica de São Paulo Fora dos Muros, às 17h30 (13h30 hora de Brasília), o Papa celebrará as Segundas Vésperas no encerramento da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, na solenidade da conversão de São Paulo Apóstolo. Também este evento será transmitido, ao vivo, com comentários em português.

Compartilhe:

VÍDEOS

domingo 31 março
segunda-feira 1 abril
quinta-feira 4 abril
sexta-feira 5 abril
Nenhum evento encontrado!

Facebook