buscar
por

Poluição plástica é tema do Dia Mundial do Meio Ambiente

O Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado nesta terça-feira (5 de junho) tem como tema escolhido pela ONU este ano “Acabe com a poluição plástica. Se você não pode reutilizar, recuse”O problema é global e uma pesquisa realizada no ano passado revelou que cerca de 75% das 8,3 bilhões de toneladas de plástico produzidas pelo ser humano desde a invenção deste material já viraram lixo.

Deste total, apenas 20% dos resíduos foram eliminados de algum modo e outros 80% (cerca de 5 bilhões de toneladas) estão espalhados pelo planeta, contaminando o solo, os rios, os oceanos, a atmosfera.

O grande problema surge porque o plástico, que é derivado do petróleo, nunca se degrada por completo na natureza. O material apenas se quebra em pedaços cada vez menores, em um processo de decomposição que pode levar centenas de anos. Mesmo os plásticos chamados biodegradáveis não “desaparecem”; apenas se quebram mais rapidamente.

Nesta quinta-feira (dia 07 de junho), quando é celebrada o dia do Catador de Material Reciclável,  uma ação realizada na orla da Praia da Costa (na altura da avenida Champagnat) chama atenção para o problema do plástico e de outros materiais descartados de forma incorreta.

Os moradores estão convidados a levar o lixo seco para que tenha um encaminhamento adequado. A ação acontece de 7h30 às 11 horas e é uma iniciativa para que as pessoas se conscientizem sobre a importância de separar adequadamente o lixo.

Algumas ações individuais adotadas no dia a dia também podem colaborar para a diminimuição do lixo plástico no meio ambiente:

- Café e água: É o mais fácil. Basta manter uma caneca ou garrafa na mesa do escritório ou dentro da bolsa.

- Canudinho: Tome direto do copo. Mas, se precisar mesmo de canudinho, procure usar um de papel (que, apesar de descartável, dissolve mais facilmente no ambiente) ou ter o próprio canudo reutilizável, como de bambu ou metal. Há opções à venda na internet.

- Comida: Que tal levar os próprios potes para comprar frios e produtos a granel? Além de evitar as embalagens plásticas e de isopor, ainda facilita na hora de guardar.

 

 

COMENTÁRIOS