buscar
por

Papa Francisco leva crianças para passeio no papamóvel

Nesta quarta-feira (15 de maio), o Papa Francisco levou oito crianças para dar uma volta de Papamóvel. Os pequenos, que são de famílias refugiadas da Síria, Nigéria e do Congo, acompanharam Francisco em seu habitual percurso pela Praça São Pedro para saudar os fiéis que compareceram à audiência geral.

Animadas, as crianças vestiam camisetas com o lema do papa sobre o fenômeno da migração: “Receber, proteger, promover, integrar”. Eles e suas famílias estão atualmente hospedados em uma uma associação nos arredores de Roma.

Entre os pequenos haviam crianças que chegaram da Líbia em 29 de abril em um avião graças ao “Humaninatiran Corridors“ (Corredor Humanitário), um projeto promovido pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) que visa impedir que os migrantes façam viagens em barcos no Mediterrâneo. Milhares de refugiados e vítimas de tráfico morreram na tentativa de fazer essas travessias.

webe-pope-francis-popemobile-children-ride-vatican-audience-afp-000_1gg7xj

O projeto também está preparado para obter para pessoas em “condições vulneráveis” (vítimas de perseguição, tortura e violência, bem como famílias com crianças, idosos, doentes e deficientes) a entrada legal em território italiano com visto humanitário e a possibilidade de requerer asilo.

Tudo é feito seguindo os requisitos de segurança nacional, pois os procedimentos de emissão de visto atendem a todas as verificações necessárias pelas autoridades italianas.

Uma vez na Itália, os refugiados são acolhidos em casas custeadas pelas associações envolvidas e recebem aulas de italiano, matrículas escolares para as crianças e atividades que promovem a integração e a busca de emprego.

 

COMENTÁRIOS