buscar
por

Orientações para a Festa da Penha 2019

Estamos nos aproximando da  61ª Festa da Penha, que este ano  tem o tema “Eis aqui a serva do Senhor” e que será realizada entre os dias 21 e 29 de abril.  Para vivenciar este período de fé e alegria de forma bastante proveitosa, algumas orientações são dadas aos participantes.

Romaria dos homens – Na sua a cada ano cresce o número de romeiros, esta é um marco da festa. A romaria tem o envio na Catedral de Vitória e culmina com a missa na prainha de Vila Velha. Este percurso deve ser um percurso de fé. Antes de organizar um grupo com trio elétrico comunique ao departamento de pastoral da Mitra (27 3223-6711) para receber mais informações. Deve-se ter o cuidado de garantir a unidade.

Romaria das Mulheres – A comissão da festa orienta a substituição dos balões por lenços coloridos, que são mais sustentáveis e não poluem o ambiente. A Romaria conta apenas com um único Trio Elétrico que ajuda a rezar e orientar a condução da imagem. Não é permitido a inclusão de trios elétricos sem a autorização da comissão central da festa.

Romaria das Dioceses – Como acontece todos os anos nossa Festa é abrilhantada com a participação das Dioceses do Estado, que vêm prestar sua homenagem à Padroeira. Assim teremos a Diocese de São Mateus com Missa no sábado, dia 27 às 8h no Campinho do Convento e a Diocese de Cachoeiro de Itapemirim às 15h do mesmo dia. No domingo dia 28 às 8h teremos a Diocese de Colatina. Já estamos trabalhando no sentido de lhes proporcionar um bom acolhimento como fazem os irmãos. Quaisquer dúvidas o Departamento Pastoral estará à disposição (3025 6288/ 6296/ 6292). Este ano enviaremos às Dioceses um livreto com as Orações e cantos de todos os dias do Oitavário, que servirão tanto para os que vierem às celebrações quanto aos que rezarão em suas casas e comunidades.
Vigília eucarística com a juventude – Os participantes deverão providenciar colchonetes ou sacos de dormir. Tudo será organizado, a fim de manter um ambiente seguro, respeitoso, harmonioso e sobretudo de fé.

Mídias – Há uma comissão de comunicação da festa, qualquer necessidade entrar em contato com o departamento de pastoral da arquidiocese de Vitória.
Marca oficial da Festa – A comissão de comunicação e arte da festa produziu a arte oficial da festa para camisas e outros produtos, inclusive para as romarias. Procure os pontos oficiais de venda ou entre em contato com o departamento de pastoral da mitra (27 – 3025 6292 / 6288) ou com o Convento da Penha (27 – 3329 0420).

Acessos – Deve-se respeitar as orientações da guarda municipal de trânsito e polícia militar em relação ao acesso aos locais dos eventos. Infrações poderá ocorrer multas. Busque se antecipar a programação. Para favorecer, a linha 635 do sistema Transcol (transporte público), sai do Terminal Vila Velha e passa na prainha. Haverá um aumento de ônibus dessa linha.
Proteção – Busque se proteger do sol, beba bastante água e alimente-se adequadamente. Uma praça de alimentação será montada no Campinho do Convento e outra no Parque da Prainha nos dias de evento.

Limpeza – A festa não deve ser uma fonte poluidora. Cada um tenha a consciência do cuidado com o meio ambiente. Portanto, não jogar o lixo em lugares impróprios, sobretudo ao longo do percurso das romarias.

 

 

COMENTÁRIOS