buscar
por

O que o Texto-Base da CF 2019 recomenda fazer durante o período da campanha

Para ter uma frutuosa e eficaz realização da Campanha da Fraternidade (CF) 2019, o Texto-Base indica a necessidade de reavivar o seu planejamento com a organização de um Programa Pastoral que preveja ações para realizar antes, durante e depois, coordenadas por equipes em diferentes níveis.

Em muitas paróquias, dioceses e regionais, o Texto-Base destaca que a animação da CF é assumida pela respectiva equipe de Coordenação Pastoral, com o estabelecimento de uma Comissão específica para a tarefa. Segundo o Texto-Base, esse procedimento favorece maior integração, evitando paralelismos.

Neste sentido, o Texto-Base destaca o que as equipes, em diferentes níveis, podem fazer durante o seu período mais intenso de execução, que corresponde ao período da Quaresma, cujo início se deu, esse ano, dia 6 de março, Quarta-feira de Cinzas e se estende até a Páscoa, quando se celebra a Ressurreição de Cristo, dia 21 de abril.
O que pode ser feito pelas equipes durante da CF 2019, segundo o Texto-Base:
a) Equipe Regional da CF
– Descobrir formas de estar em permanente contato com as equipes diocesanas para animação e intercâmbio das experiências mais significativas;
– Possibilitar o acompanhamento das atividades comuns programadas.
b) Equipe Diocesana da CF
– Acompanhar as diversas equipes existentes;
– Verificar o andamento das atividades comuns programadas;
– Manter frequente contato com as paróquias, para perceber o andamento da Campanha;
– Conferir a chegada de subsídios a todos os destinatários em potencial;
– Alimentar com pequenos textos motivadores (releases) os meios de comunicação social.
c) Equipe Paroquial da CF
– Intensificar sua divulgação;
– Conferir a chegada dos subsídios aos destinatários;
– Motivar sucessivos gestos concretos de fraternidade;
– Realizar a coleta.

Cronograma da CF 2019:
Lançamento: 6 de março de 2019 – Quarta-feira de Cinzas: Lançamento da CF 2019 em todo o Brasil, em âmbito nacional, regional, diocesano e paroquial, com a mensagem do Papa, da Presidência da CNBB e programas especiais.

Realização – 6 de março a 14 de abril de 2019: a Campanha deste ano se realiza com o tema: “Fraternidade e Políticas Públicas” e o lema: “Serás libertado pelo direito e pela justiça”. (Is 1, 27).
Coleta Nacional da Solidariedade no Domingo de Ramos – 14 de abril de 2019: Coleta Nacional da Solidariedade (60% arrecadado vai para o Fundo Diocesano de Solidariedade e 40% para o Fundo Nacional de Solidariedade).
Avaliação – maio a julho de 2019: nos âmbitos: paroquial (de 1º de maio a 26 de maio), diocesano (de 27 de maio a 23 de junho) e regional (de 24 de junho a 21 de julho).
Encontro Nacional com representantes dos regionais da CNBB – julho 2019.

*Portal da CNBB

COMENTÁRIOS