buscar
por

Entrega do 14° Prêmio Dom Luís Gonzaga Fernandes

O  14° Prêmio Dom Luis Gonzaga Fernandes será entregue às 16 horas do dia 23 de agosto, no Salão São Tiago, no Palácio Anchieta. A premiação foi criada pela Lei n° 7.844 de 25 de agosto de 2004 e tem como um dos principais objetivos manter viva a memória desse líder religioso que marcou de maneira definitiva toda uma geração de capixabas na luta pela reconstrução da democracia.

É ainda  uma forma de reconhecer quem luta e lutou pela justiça social, pelo respeito aos direitos humanos e pelo cuidado com o meio ambiente.

Este ano serão homenageados o Pastor Oliveira Araújo (in memoriam), o pastor Norberto Berger (in memoriam), Maria Clara da Silva, a Associação Ambiental Voz da Natureza, a Associação de Moradores de Palmeiras (AMOP), a Federação das Apaes do Estado do Espírito Santo (FEAPAES) e o Projeto Tamar, Vitória -ES.

 

Dom Luís Gonzaga Fernandes

dom_luis

Dom Luís Gonzaga Fernandes nasceu em 24 de agosto de 1926, na Fazenda Milhã, distrito de Vitória de Santo Antônio, município de Pau dos Ferros, Rio Grande do Norte. Cursou Humanidades e Filosofia no Seminário da Paraíba e ordenou-se sacerdote em Roma, em oito de dezembro de 1950, depois de concluir o curso de Teologia na Universidade Gregoriana de Roma.

Foi bispo auxiliar de Vitória e membro da Comissão Teológica e Litúrgica da CNBB, membro do Departamento de Leigos, membro da Comissão Nacional Ampliada das Comunidades Eclesiais de Base e bispo de Campina Grande.

Falecido em abril de 2003, Dom Luis trabalhou em defesa dos menos favorecidos, despertando a consciência para a justiça, a solidariedade e a redução das desigualdades sociais.

COMENTÁRIOS