buscar
por

Missa não é espetáculo para foto, é o encontro com Cristo

Durante a Audiência Geral desta quarta-feira, Francisco lembrou aos fiéis que estavam na Praça São Pedro que a Eucaristia é um acontecimento maravilhoso, no qual Jesus Cristo, se faz presente em nossa vida, e afirmou que a missa não é espetáculo, mas um encontro com Cristo.

A colocação de Francisco foi feita durante sua catequese, quando ele manifestou o empenho em dedicar as próximas catequeses  para responder a algumas perguntas importantes sobre a Eucaristia e a Missa.

“As leituras, qual o seu significado? Ou por que, a um certo ponto, o sacerdote diz ‘corações ao alto? “Ele não diz celulares ao alto para tirar foto! Não! Fico triste quando celebro e vejo muitos fiéis com os celulares ao alto. Não só os fiéis, mas também sacerdotes e até bispos. A missa não é espetáculo, é ir ao encontro da paixão e ressurreição do Senhor. Lembrem-se: chega de celulares.”

A Eucaristia, segundo o anúncio de Francisco, será o tema dedicado ao novo ciclo de catequeses, pois para ele é fundamental que os cristãos compreendam bem o valor e o significado da missa, buscando viver mais plenamente a relação com Deus.

“Participar da missa é viver outra vez a paixão e a morte redentora do Senhor. É uma teofania: o Senhor se faz presente no altar para ser oferecido ao Pai para a salvação do mundo. O Senhor está ali conosco, mas muitas vezes nós vamos à missa e conversamos enquanto o sacerdote celebra a eucaristia”, lembrou.

Francisco foi enfático em afirmar que agindo desta forma, não celebramos com Ele. “Quando vamos à missa, ali está o Senhor. Mas estamos distraídos”, disse.

O Papa concluiu dizendo que gostaria de redescobrir com os fiéis a beleza que se esconde na Celebração Eucarística e que, quando desvelada, dá pleno sentido à vida de cada um de nós. “Que Nossa Senhora nos acompanhe nesta nova etapa do percurso”, finalizou.

COMENTÁRIOS