buscar
por

Mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial dos Pobres

Uma mensagem do Papa Francisco pelo primeiro Dia Mundial dos Pobres com o tema:  “Não amemos com palavras, mas com obras” foi publicada nesta terça-feira. A celebração se realizará no 33º Domingo do Tempo Comum, que este ano cai em 19 de novembro.

O Dia Mundial dos Pobres foi instituído por Francisco, na conclusão do Ano Santo extraordinário da Misericórdia, com uma Carta Apostólica intitulada “Misericórdia e mísera”.

O Santo Padre inicia a mensagem com uma citação evangélica do apóstolo São João: “Meus filinhos, não amemos com palavras nem com a boca, mas com obras e com verdade” (1 Jo 3, 18) e lembra o quanto muitos de nós usamos apenas as palavras para dizer que amamos nossos irmãos, sem entretanto, demostrar o amor com gestos e obras concretas.

“O amor não admite álibis: quem pretende amar como Jesus amou, deve assumir o seu exemplo, sobretudo quando somos chamados a amar os pobres. Aliás, é bem conhecida a forma de amar do Filho de Deus: “Ele nos amou primeiro, a ponto de dar a sua vida por nós”, escreveu.

Mais a frente, continuando a mensagem, Francisco lembra que, apesar de alguns cristãos não terem dado a devida atenção ao apelo de Jesus, o Espírito Santo soprou sobre muitos homens e mulheres que, de várias formas, dedicaram toda a sua vida ao serviço dos pobres.

Francisco finaliza a mensagem fazendo votos que o Dia Mundial dos Pobres sirva de estímulo para que as pessoas reajam à cultura do descarte, do desperdício e da exclusão e assumam a cultura do encontro, com gestos concretos de oração e de caridade, para uma maior evangelização no mundo.

Os pobres – diz por fim Francisco – não são um problema, mas “um recurso para acolher e viver a essência do Evangelho.

Leia a mensagem na íntegra

COMENTÁRIOS