buscar
por

Mais de uma tonelada de medicamentos foram arrecadados para a Missão de Lábrea

Uma tonelada e meia de medicamentos foram arrecadados e enviados para a Missão em Lábrea e serão usados em atendimentos, médicos, ambulatoriais e odontológicos em mais de 223 comunidades ribeirinhas e aldeias indígenas durante a missão Laguna Negra, uma das ações do Projeto Igreja Irmã entre a Arquidiocese de Vitória e a Prelazia de Lábrea (AM).

Os medicamentos foram arrecadados durante uma campanha realizada na Arquidiocese. Além disso, a Arquidiocese e a Comunidade Epifania também organizarão a participação dos voluntários que poderão atuar durante a missão do barco-hospital.

Durante três meses de missão serão realizadas consultas médicas com exames clínicos, aferimentos de pressão arterial, administração e fornecimento de medicamentos; curativos e atendimentos emergenciais com administração de medicamento endovenoso e intramuscular; visitas domiciliares com atendimento a idosos e tratamentos odontológicos como extrações, restaurações, profilaxia, consultas e palestras preventivas sobre higiene bucal.

A expedição se divide em quatro períodos de 15 dias cada. O primeiro tem início no dia 21 de maio.

Os serviços oferecidos durante a missão serão coordenados pela Comunidade Epifania. De acordo com Maria Amélia, missionária desta comunidade, a missão do barco hospital tem como finalidade promover a vida e levar esperança aos ribeirinhos.

Projeto Igreja Irmã

O Projeto Igreja Irmã foi criado pela CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil no final do ano de 1972. No início de 1972, a Arquidiocese de Vitória assumiu o Projeto com a Prelazia de Lábrea, como consta no Livro tombo desta Prelazia. Ou seja, neste ano de 2019 completaram-se 47 anos desta fraterna relação entre a Prelazia de Lábrea (AM) e a Arquidiocese de Vitória.

Prelazia de Lábrea está situada no centro-sul ocidental do Estado do Amazonas e pertence ao regional Noroeste da CNBB. Quatro municípios com uma extensão territorial de 232.240,0Km², quase o tamanho do estado de São Paulo. A Prelazia é composta por quatro paróquias: N. Sra. de Nazaré (Lábrea), São João Batista (Canutama), Santo Agostinho (Pauini) e Santa Rita (Tapauá) e uma área missionária (entre Canutama e Tapauá).

 

COMENTÁRIOS