buscar
por

Luzes e fé no envio da Procissão Luminosa de Santo Antônio

Lanternas de velas e a imagem de Santo Antônio, ornamentada com luzes e flores, iluminaram a praça da Catedral Metropolitana de Vitória no início da noite deste domingo durante a concentração dos fieis para o envio da Procissão Luminosa do Santo, que juntamente com Nossa Senhora  da Vitória, é padroeiro da cidade.

O senhor Silvio Caldeira, 76 anos, pela sexta vez trouxe para a procissão um pequeno altar luminoso com a imagem de Santo Antônio, feito por ele mesmo. Emocionado ele conta que o Santo é seu protetor, e é com essa singela homenagem que ele consegue mostrar sua devoção e sua fé.

envio santo antonio-24

A dona de casa Mônica Moraes Nascimento trouxe o filho João Pedro, de um aninho, vestido com a roupa de Santo Antônio. “Foi a maneira que eu encontrei para prestar uma homenagem, pois tive um parto muito difícil e foi por intercessão dele que hoje tenho meu filho nos braços”, contou.

envio santo antonio-5

O envio foi conduzido pelo Arcebispo de Vitória, Dom Dario Campos, acompanhado do Pe. Roberto Camillato, pároco da Basília-Santuário de Santo Antônio. Dom Dario lembrou dois momentos importantes desse Santo tão querido e celebrado Brasil afora.

envio santo antonio-17

“Primeiro quero lembrar do carinho que Santo Antônio tinha pela Sagrada Escritura, e hoje, como devotos que somos, ele nos chama para este cuidado, a leitura, a meditação e o estudo da Palavra. Santo Antonio era um especialista em Sagrada Escritura, e quando ele se torna franciscano e passa a viver com São Francisco, Francisco, que o tratava como bispo – algo que ele nunca foi – pede para que ele ensine a Sagrada Escritura aos frades, mas de forma  que eles não  perdessem a fé. Vejam que bonito”, contou Dom Dario.

Em seguida, o Arcebispo lembrou que ao saber do martírio de alguns frades que partiram em missão, nasce em Santo Antônio o desejo de também tornar-se missionário, levando a Palavra de Deus aos povos.

“É isso que nos pede o  Papa Francisco, uma Igreja em Saída, é o que estamos fazendo agora, saindo em procissão, testemunhando nossa fé, nossa comunhão com a Igreja e a nossa devoção. Santo Antônio nos chama para sermos missionários, levando a alegria do Evangelho e a alegria de ser cristão. Que sejamos missionários, levando a Palavra de Deus como seguidores de Jesus de Nazaré, hoje, aqui e agora. Viva Santo Antônio!”, concluiu.

Em seguida Pe. Roberto Camillato lembrou a todos do aniversário de Dom Dario, comemorado hoje (09 de junho). Todos cantaram juntos o parabéns, aplaudindo o arcebispo com muita alegria.

 

 

 

COMENTÁRIOS