buscar
por

Lavanderia para pessoas em situação de rua começa a funcionar em Brasília

Pessoas que vivem em situação de rua em Brasília poderão lavar e secar as roupas em uma lavanderia itinerante que estará funcionando todos os domingos na Rodoviária do Plano Piloto, das 16 às 19 horas. A iniciativa, que começa a funcionar a partir deste domingo, (14 de abril) é de um grupo de empresários que se uniram par financiar a “Lavanderia do Bem”.

A lavandeira vai funcionar sobre rodas, em cima de um trailer, aos domingos no estacionamento da Rodoviária e tem como objetivo melhorar os padrões de saúde e de vida dos sem-teto

Maria Paula, uma das voluntárias do projeto, contou que a estrutura itinerante vai ficar ao lado do Banho do Bem, que oferece banheiros montados em um ônibus, com quatro chuveiros para que os moradores de rua possam tomar banho. Para lavar as roupas nas máquinas, a pessoa necessitada precisa ir até o local e se cadastrar. Os organizadores do projeto aceitam doações como sabão em pó, sabão líquido e amaciante.

Roma

Um projeto semelhante foi lançado em 2017 pelo Papa Francisco, em Roma. Trata-se de um serviço oferecido pela Santa Sé para os pobres da capital italiana, que já contam com chuveiros para banhos, cabeleireiro, vestuário, centro médico e um ponto de distribuição de artigos de primeira necessidade.

A lavanderia do Papa Francisco é administrada por voluntários e encontra-se em uma das sedes da organização católica Comunidade de Sant’Egídio, no bairro de Trastevere, em Roma.

COMENTÁRIOS