buscar
por

Francisco agradece aos jovens pela fé e entusiasmo durante encontro na Praça São Pedro

Aproximadamente 90 mil pessoas (mais de 70 mil jovens) estiveram neste final de semana na Praça São Pedro e receberam o agradecimento do Papa Francisco pela fé e entusiamo. O agradecimento foi direcionado em especial aos jovens das dioceses italianas acompanhados pelos seus respectivos bispos.

O encontro com jovens de 16 a 19 anos, aconteceu durante este final de semana e foram realizados no Circo Máximo (centro histórico de Roma) e na Praça São Pedro. Os encontros, que aconteceram em vista do Sínodo da Juventude de outubro 2018 tiveram a participação de mais de 195 dioceses.

“Nestes dias vocês deixaram pelas ruas de Roma seu entusiasmo e sua fé: agradeço pela presença e pelo testemunho cristão de vocês”, disse o Papa.

Francisco disse então ter esquecido de dirigir uma palavra de agradecimento aos sacerdotes, no evento realizado na noite anterior no Circo Máximo, eles que são aqueles que estão mais próximos dos jovens:

“Agradeço muito aos sacerdotes, agradeço por aquele trabalho dia após dia, agradeço pela paciência – porque é preciso paciência para trabalhar com vocês, hein! A paciência dos sacerdotes… – agradeço muito, muito, muito”.

As muitas religiosas presentes, que apoiaram os jovens, também foram lembradas pelo Papa: “Também às irmãs, muito obrigado!”

“E a minha gratidão – disse então o Santo Padre – se estende à Conferência Episcopal Italiana, aqui representada pelo presidente cardeal Gualtiero Bassetti, que promoveu este encontro, este encontro dos jovens em vista do próximo Sínodo dos Bispos.

Muitos dos jovens que participaram peregrinaram do norte ao sul da Itália. Para o Presidente da CEI (Conferência Episcopal Italiana) e arcebispo de Perugia, Cardeal Gualtiero Bassetti “caminhar juntos é formativo para os jovens: lado a lado com o outro, em silêncio, entram em si mesmos longe da frenesia da vida cotidiana”.

Ao concluir o encontro na Praça São Pedro, o Papa Francisco fez votos aos jovens, que ao retornaram, testemunhem à todos aqueles que encontrarem “a alegria da fraternidade e da comunhão que experimentaram nestes dias de peregrinação e de oração”.

 

 

COMENTÁRIOS