buscar
por

Fórum em defesa do Rio Doce participa de reunião nos EUA

Amanhã (01), o presidente da Comissão Justiça e Paz da Arquidiocese de Vitória, Bruno Toledo, representando o Fórum de entidades em defesa do Rio Doce, participa de reunião na Comissão Interamericana de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos (OEA), em Washington, nos Estados Unidos.

O objetivo da participação é denunciar e mostrar para as entidades de direitos humanos internacionais as consequências sociais e ambientais do desastre provocado pelo rompimento da barragem da Samarco em Mariana, no dia 05 de novembro do ano passado. A Comissão Interamericana de Direitos Humanos da OEA é uma das entidades que integram o Sistema Interamericano de Proteção aos Direitos Humanos, cuja sede é em Washington.

No mesmo dia, o Fórum também prepara um ato público em frente ao Palácio Anchieta, às 9h, chamado de “Dia 1º de Abril: Dia das Mentiras da Samarco”.

O Fórum de Entidades em Defesa da Bacia do Rio Doce reúne cerca de 80 entidades regionais e nacionais. Ele surgiu logo após o rompimento da Barragem de Fundão para mobilizar a sociedade civil com o objetivo de exigir que a Vale, Samarco e BHP reparem os danos causados por meio do crime ambiental que cometeram, como destruição de comunidades, escassez de recursos hídricos e aniquilamento da fonte de renda de diversos trabalhadores, como os pescadores que dependiam do Rio Doce para sobreviver. Além disso, o Fórum exige a punição dos culpados.

COMENTÁRIOS