buscar
por

Começa no Panamá e na Costa Rica a Pré-Jornada Mundial da Juventude

Nesta quinta-feira (17 de janeiro) começou no Panamá e na Costa Rica, a pré-Jornada Mundial da Juventude, conhecida também como “Dias nas Dioceses” ou Semana Missionária. Quatro jovens capixabas que representarão a Arquidiocese de Vitória na Jornada, chegaram ontem ao Panamá e participam da semana na Diocese de Cólon.

Eles foram alojados na casa de uma família panamenha que também abrigou jovens da Alemanha. Para o seminarista Juliano Nascimento, a jornada vai possibilitar uma trocas de experiências muito rica entre os jovens de diocese do mundo todo.

50073228_2486270608112814_1974444646914326528_n

Até domingo (20/01), os jovens que participam da Semana Missionária serão encorajados a se preparar para a JMJ, cuja abertura oficial acontece no dia 22 de janeiro. Os dias nas Dioceses serão realizados em San José e em outros sete municípios da Costa Rica, além da Cidade do Panamá, onde acontece a grande festa da juventude.

JMJ do Panamá: a Jornada Mariana

Para o  Pe. Alexandre Awi Mello, secretário do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, a Jornada não é um evento turístico, mas teológico e espiritual, e que pela primeira vez será de caráter mariano, com o tema: “Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra” (Lc 1,38).

“ A Jornada tinha que ser mesmo na América Latina, que desde o início da sua evangelização tem Maria como forma de transmitir o amor a Jesus e à Igreja; através, então, de Nossa Senhora de Guadalupe e, depois, em cada país com as suas invocações locais, principalmente no Brasil, com Nossa Senhora Aparecida. Que alegria que nós possamos ter Maria, como Mãe e modelo para os jovens. Que esta Jornada, segundo o exemplo de Maria, sob a sua proteção e intercessão, possa ser uma Jornada profundamente Mariana.”

 

COMENTÁRIOS