buscar
por

Bênção de ramos, procissão e recomendações para a Semana Santa

1555284831118_0_20190414_093329-01 (1)

Entramos hoje na Semana Santa ao relembrar a entrada de Jesus em Jerusalém em direção à morte na certeza da Ressurreição. Mas o Arcebispo de Vitória, Dom Dario Campos, na hora da homilia lembrou a todos que a melhor forma de entrar no Mistério que iremos celebrar é fortalecer a vida em comunidade. “Fortalecer a vivência, o carinho, o respeito, a força, o mutirão quando necessário, enfim, lutar pelo bem da comunidade é a melhor forma de entrar na Semana Santa”, disse o Arcebispo na homilia durante a Celebração que aconteceu na quadra da Escola de Samba da Piedade (a quadra fica na Fonte Grande) após a procissão que saiu da Comunidade da Piedade.

DSC03447

Para saber o que fazer para viver em comunidade o Arcebispo aconselhou a leitura do capítulo 25 do Evangelho de São Mateus que diz “Eu tive fome e me deste de comer, estava com sede e me deste de beber, era estrangeiro e me recebeste em tua casa, estava sem roupa e me vestiste , estava doente e cuidaste de mim, estava na prisão e foste me visitar”. (Mt 25,35), e, concluiu dizendo que se a gente for presença na comunidade com carinho, vamos ganhar o céu.

20190414_100936

Dom Dario também contou uma história para explicar o quanto é importante a vivência comunitária. Duas convidadas para uma festa chegaram na casa da anfitriã antes do horário combinado. Uma foi com a intenção de ajudar e ‘pôs a mão na massa’ para ajudar a fazer bolinho de chuva. Ajudou até ao fim e depois participou da festa que ajudou a preparar. A segunda chegou perguntando se já havia alguma coisa para comer e depois de saciada alegou cansaço e saiu antes da festa começar. Depois Dom Dario da importância da Semana Santa que estamos iniciando e disse que não podemos parar na Sexta Feira Santa, porque nossa meta é a Ressurreição. Lembrou ainda que o Tríduo Pascal é uma única Celebração que começa com o Lava-pés e termina com a Vigília Pascal e convidou a todos para que participem da Celebração.

DSC0354920190414_101903

Durante o percurso da procissão, orações, cantos e acenos com os ramos que foram benzidos na saída da Comunidade da Piedade. Todo o caminho estava enfeitado com ramos lembrando a entrada de Jesus e na chegada à Fonte Grande um cartaz agradecia a presença do Arcebispo, expressando a alegria da Comunidade ao recebê-lo.

20190414_110017

COMENTÁRIOS