buscar
por

Ação Cristã na Grande Terra Vermelha no Dia Mundial dos Pobres

Atendendo ao chamado do Papa Francisco para a celebração do Dia Mundial dos Pobres, que citando o apóstolo João nos pede em sua mensagem especial para este dia: “não amemos com palavras, nem com a boca, mas com obras e com verdade” (1 Jo 3:18), será realizado no dia 19 de novembro, na região da Grande Terra Vermelha, em Vila Velha, uma Ação Cristã que envolverá todas as pastorais sociais da Arquidiocese de Vitória e mais de 180 voluntários da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

A ação, realizada em parceria com a Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes, acontecerá na Escola Marista Champagnat de Terra Vermelha, e é voltada para toda a comunidade da Grande Terra Vermelha. O evento terá início às 8 horas com uma Missa presidida pelo Arcebispo Dom Luiz Mancilha Vilela, e em seguida, começam as atividades sociais que se estenderão até às 13 horas.

Durante a ação os moradores dos bairros da região terão acesso a orientações ambulatoriais de profissionais da área da saúde, orientações jurídicas e orientações profissionais para aqueles que estão em busca de emprego, com palestras sobre como fazer um currículo e como se comportar em uma entrevista de emprego. Todas as pastorais sociais estarão presentes na ação para divulgar e orientar sobre o trabalho realizado por elas.

Também serão realizadas atividades culturais como apresentações de peças teatrais, danças,  contação de histórias para crianças e ainda oficinas de artesanatos para jovens e adultos. Para famílias mais carentes haverá doação de cestas básicas e a realização de um varal solidário, no qual serão colocadas peças de roupas para doação.

O evento tem um significado que exprime uma experiência de convivência, compartilhamento e prestação de serviços para com nossos irmãos mais necessitados e atende ao pedido feito pelo Papa Francisco  em sua mensagem especial para o Dia Mundial dos Pobres, publicada, no dia 13 de junho, no Vaticano; a Carta Apostólica intitulada “Misericórdia e mísera” .

O Dia Mundial dos Pobres foi instituído por Francisco na conclusão do Ano Santo extraordinário da Misericórdia. A celebração, sinal concreto do Ano Jubilar, se realizará no XXXIII Domingo do Tempo Comum, que este ano cai no dia 19 de novembro. Além da Ação Cristã, todas as paróquias da Arquidiocese desenvolveram suas programações para celebrar este dia.

 

COMENTÁRIOS